A região de Minas Gerais tem uma grande importância histórica assim como a baixada fluminense tem como vimos no trabalho de campo “A baixada no caminho do ouro”.
Tiradentes
Na cidade de Tiradentes podemos perceber que ela é uma cidade bonita, bem tranqüila. Foi criada em 1702 pelos portugueses.
O diamante que vinha de diamantina passava em Tiradentes e seguia para Portugal.
Nesta cidade podemos perceber que na porta de algumas casas se tinha uma cruz, e isso era para que pessoas procurando prostitutas não batessem na porta da casa de pessoas católicas. As casas de pessoas ricas tinham três degraus na entrada, a de pessoas de classe média dois, e a de pobres um.
Os escravos eram proibidos de circular pelas ruas quando se passasse uma pessoa de alta classe, com isso eles usavam os becos para transitarem.
Nesta cidade visitamos duas igrejas:
· Igreja Matriz de Santo Antônio: na sua construção tem-se 520 kg de ouro. Na parte de dentro a maioria das coisas são feitas de madeira, o altar foi construído por João Ferreira Sampaio e demorou 23 anos para ficar pronto, no teto tem quadros encaixados representando a passagem da vida.
Pessoas enterradas nessa igreja, só as que pertenciam a própria ela também usava incensos para amenizar o cheiro ruim das pessoas mortas.
· Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Homens Pretos: Essa igreja era uma igreja de escravos e os próprios criaram uma simpatia com essa Santa, por isso, a igreja carrega esse nome. Todas as igrejas de escravos eram construídas com uma areia chamada de arenita.
O piso dela é todo original e nele há escravos, que trabalharam na construção, enterrados.
Igrejas existiam para se realizar sepultamentos. Não era permitida a existência de paróquias, porque Portugal não queria unidade, e sim de Irmandades que eram organizações de pessoas ligadas ao mesmo objetivo. A função delas eram ter um local para a celebração de cultos, e ter um local para os sepultamentos.
Basílica: são igrejas que recebem romarias
Catedral: são as arquidioceses
Paróquia: comanda as igrejas do local que está situada
Mariana
Mina da passagem:
Sua extensão total é de 409 metros. Parte dela é inundada por causa da perfuração dos lençóis freáticos. A mina possui seis entradas que servia para o ouro sair mais rápido da mina. Cerca de 35 toneladas de ouro foram extraídas.
Não trabalhavam escravos na mina porque os administradores ingleses achavam muito caro.
A máquina que sobe e desce o carrinho é original e tem 127 anos.
Ouro Preto:
O primeiro nome dado a cidade de Ouro Preto foi Vila Rica, pois esse era o nome dado a região que tinha uma grande importância econômica e política.
A mineração trouxe um grande desenvolvimento para essa cidade.
Nas ruas a fiação não é externa, não tem telefone público e nem lojas com letreiros luminosos, tudo é feito no mesmo padrão para não descaracterizar a cidade.
Igrejas de Ouro Preto:
· Matriz de Nossa Senhora do Pilar: Começou a ser construída em 1711. É a igreja mais antiga.
Na sua nave central os leigos assistiam as missas, as tribunas eram destinadas às famílias de nobres. Essa igreja é coberta de ouro, no seu teto tem pinturas representando o velho e o novo testamento. Sua arquitetura é oval, o teto é mais largo que o piso ele se abre para deus. A arquitetura também está ligada à acústica.
Museu da Inconfidência
O primeiro andar funcionava como uma câmara e o segundo como uma prisão, nessa prisão chegou a ficar 640 pessoas. As paredes têm aproximadamente 1,65cm de espessura.
Na sala da Inconfidência tinha peças da forca do Tiradentes. Só dois inconfidentes morreram um foi Tiradentes e o outro foi Cláudio Manuel da Costa o resto foi degredado.
No museu também tinha a Nossa Senhora do Rosário a famosa santa do pau oco nela pode-se transportar o ouro escondido.
Mostrava também meios de transporte utilizados por mulheres de homens importantes como a liteira e a cadeira de arruar.
Congonhas
Igreja de Bom Jesus dos Matosinhos
Essa igreja demorou 32 anos só para construir sua estrutura.
As pessoa que freqüentavam as igrejas passaram a trazer consigo dinheiro para a igreja e com isso ela pode contratar os melhores escultores e pintores para realizar o trabalho.
Na maioria dos quadros da igreja tem as cores azul e vermelho que tinham uma questão simbólica para os artistas, ela não tem colunas em espiral como manda o barroco.
Todos passavam neste local, pois era o único caminho aberto.
Os quadros dessa igreja forma pintados por João Nepomuceno.
As Capelas próximas a Igreja de Bom Jesus dos Matosinhos
Demoraram três anos e cinco meses para todas ficarem prontas. Essas capelas mostram a via sacra realizada por Jesus Cristo. Todas as esculturas das capelas são esculpidas em madeira, as esculturas usam vestimentas do século XVIII e calçam botas.
Ocorreram saques e vandalismo nas capelas, por isso, ficam fechadas agora.
Ocorreram saques e vandalismo nas capelas, por isso, ficam fechadas agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário