O Encontro Com o Barroco Literário
As frequentes lutas religiosas e a crise econômica vivida devido a falência do comércio com o oriente (Crise de Valores) deu início ao ESTILO BARROCO no Brasil, que foi o primeiro estilo da época.
Depois da publicação do poema épico prosopopeia de Bento Teixeira em 1601, o Barroco tem seu marco inicial, daí foi definitivamente introduzido o modelo da poesia camoniana em nossa literatura.
Existem duas formas de se caracterizar o Barroco literário:
o Cultismo: "É caracterizado pela linguagem rebuscada, culta, extravagante (hipérboles), descritiva; pela valorização do pormenor mediante jogos de palavras (ludismo verbal), com visível influência do poeta espanhol Luís de Gôngora; daí o estilo ser também conhecido por Gongorismo. No cultismo valoriza-se o 'como dizer' ".
o Conceptismo: "É marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada (arte de bem falar, ou escrever, com o propósito de convencer; oratória). Um dos principais cultores do Conceptismo foi o espanhol Quevedo, de onde deriva o termo Quevedismo. Valoriza-se, neste estilo, 'o que dizer' ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário