Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, foi um importante escultor e entalhador do Brasil. Pouco se sabe de sua vida, era filho de um pai branco com uma escrava. Sua trajetória é basicamente reconstituída através de obras que ele deixou. Toda sua obra, entre entalha, relevos,estátuas, foram realizadas em Minas Gerais. Viveu bastante tempo em Ouro Preto onde realizou toda parte artistíca da Igreja de São Francisco de Assis, mas foi em Congonhas que ele se consagrou esculpindo as esculturas dos doze profetas, participando do acabamento da igreja de Bom Jesus dos Matosinhos, e também realizando a construção de esculturas da Via Sacra.
Todas essas Igrejas da época utilizavam o Barroco ou o Rococó nas suas artes. O barroco começa na Europa no século XVI, é uma arte com mais emoção, linhas. Naquela época a Igreja estava perdendo seu fiéis e passou a utilizar a arte para tentar reconquistar seus fiéis. O barroco é marcado por ser exagerado e trazer o claro e escuro em telas. Nas telas também se usavam as cores azul e vermelho que são cores que tinham uma questão simbólica para os artistas.
O Rococó apareceu pela primeira vez na França entre o Barroco e o Arcadismo. É marcado por utilizar cores claras, por isso, ficou conhecido como o “estilo da luz”.
No Brasil só José Pereira Arouca, Francisco Xavier de Brito, Manuel da Costa Ataíde eAntônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho chegaram a usar o rococó em suas artes.
Principais características do Rococó:
•Cores claras;
•Tons pastéis e douramento;
•Estilo decorativo.
•Possui leveza na estrutura das construções.
•Texturas suaves.



Nenhum comentário:
Postar um comentário